segunda-feira, abril 21, 2008

Espaços Cívicos e Religiosos

frende_pequena“Não podemos ficar indiferentes às necessidades destas três freguesias em termos de equipamentos religiosos e cívicos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, que visitou Tresouras, Frende e Loivos da Ribeira, no passado sábado, 12 de Abril.

Ao todo a autarquia vai apoiar, com 75 mil Euros, duas obras nestas freguesias: a remodelação da residência paroquial em Tresouras (custo de 90 mil Euros, metade apoiados pela autarquia) e a recuperação do centro pastoral de Frende (orçado em 60 mil Euros, também custeado a metade pela autarquia). Para Loivos da Ribeira, a câmara municipal estuda a possibilidade de apoiar a comissão fabriqueira, na aquisição de um imóvel, no centro da freguesia, que depois de recuperado funcionaria como centro pastoral.
Nas suas visitas àquelas freguesias situadas na partilha entre Baião e Mesão Frio, José Luís Carneiro foi recebido por largas dezenas de munícipes, pelos presidentes de junta locais e ainda pelo pároco Luís Ribeiro. Também não faltou um grupo dos tradicionais “Zé-pereiras”, liderado pelo presidente da Junta de Loivos da Ribeira, Manuel António Azevedo. Em Frende marcou também presença o Rancho Folclórico “As Cesteiras de Frende”.
Nomeado como pároco de Tresouras, Frende e Loivos da Ribeira em 2006, o padre Luís Ribeiro foi fundamental, no entender de José Luís Carneiro, para o avançar destas obras. “Não é só pelas palavras que se consegue envolver as comunidades. É também graças às acções e ao trabalho e o padre Luís tem sido um exemplo disso, apesar da sua juventude”, frisou José Luís Carneiro. Por sua vez o pároco agradeceu “a forma atenciosa, construtiva e empenhada” como a autarquia acolheu os projectos e definiu José Luís Carneiro como um homem “de cultura, sensibilidade e humanismo”.
Mais valias para as freguesias
No entender do padre Luís Ribeiro, estas obras representam “mais valias para as freguesias em termos religiosos, sociais e culturais”. A residência Paroquial de Tresouras porque vai permitir “o conforto do pároco e será um espaço aberto à freguesia”; já o salão pastoral de Frende, e o que poderá ser criado em Loivos da Ribeira, serão espaços de formação cívica e religiosa, mas também de convívio, lazer e cultura (foi sugerida a possibilidade de o rancho de Frende ensaiar no salão local). José Luís Carneiro lançou também duas ideias para o espaço de Frende: a realização de cursos de formação profissional ligados à cestaria e a criação de um Centro de Noite destinado às populações mais idosas.

Noticia retirada do sitio da Câmara Municipal de Baião na Net

Para consultar Site da Câmara, clica no link

Câmara Municipal

Sem comentários: